ESTÁGIO DE OBSERVADOR E CONTROLADOR DO ADESTRAMENTO (OCA)
Entre os dias 20 e 23 de junho, o 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento “Sá Britto”, recebeu 03 (três) militares do Centro de Adestramento – Sul (CA–Sul) que ministraram a fase presencial do Estágio de Observador e Controlador do Adestramento (OCA).
Na ocasião, 21 (vinte e um) militares de diversas Organizações Militares participaram do Estágio de OCA, dentre elas o 1º RC Mec, 2º RC Mec, 5º RC Mec, 8º RC Mec, 19º RC Mec, 1ª Cia Eng Mec, 6º RCB, 11ª Cia Com Mec e 9º B Log.
Esses militares agora estão habilitados a apoiar suas Unidades e Grandes Unidades no adestramento de suas frações subordinadas e no assessoramento quanto à condução dos exercícios de validação do adestramento ou sua certificação. Tal Estágio permite, também, a formação de um efetivo capacitado para atuar como multiplicador do conhecimento e da metodologia ministrada, disseminando-os em suas guarnições militares e auxiliando o próprio CA-Sul, quando das certificações das Grandes Unidades da Força de Prontidão da Força Terrestre.
Ao longo da semana presencial, foram ministradas instruções teóricas sobre o Sistema de Simulação do Exército Brasileiro (SSEB); as Regras de Arbitragem; as Técnicas para condução das Análises Pós-Ação (APA); o emprego dos Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET), principal ferramenta utilizada pelo CA–Sul nos adestramentos com uso da Simulação Viva; bem como, instruções práticas em campanha para condução de Arbitragem Subjetiva e Objetiva pelos Estagiários.
O coroamento da atividade foi a interação com o Demonstração de um ataque a uma base inimiga por um pelotão de exploradores, executado por militares do 1º RC Mec, quando os estagiários puderam desempenhar as funções de OCA em sua plenitude.
Redes Sociais